Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Breathe.

Just Breathe.

Ter | 20.04.21

"The Midnight Library", de Matt Haig

jules emerson.

Depois de ler o "Os livros que devoraram o meu pai", ainda para o tema "Um livro sobre livros" decidi ler também o "The Midnight Library" do Matt Haig. Andava há imenso tempo para o ler, principalmente por todo o hype que andava a ter nas redes sociais como Instagram e Tik Tok.

(Retirado de Goodreads)

Sabia desde o início que este não seria um livro super leve e de muito romance. Sabia que tratava de assuntos muito importantes, como a depressão e o suicídio. No entanto, não estava à espera de ter gostado tanto dele como gostei. Primeiro, o autor conseguiu explicar como é que uma pessoa com depressão se sente de uma forma leve mas ao mesmo tempo tocante. Depois porque os capítulos eram bem pequenos e estavam organizados de uma forma que não tornava a leitura massadora e cansativa. 

Nora Reed tem um dia terrível onde o seu gato morre atropelado, é despedida da loja de instrumentos musicais onde trabalha, a mãe do miúdo a quem dá aulas de piano diz que não vai querer mais aulas, ela vive sozinha e até o vizinho idoso, que normalmente lhe pedia para lhe comprar os medicamentos, diz-lhe que não precisa mais que o faça. É neste dia, que Nora, que sofria de depressão, decide que quer morrer. 

Depois de tomar demasiados comprimidos, acorda numa biblioteca muito estranha onde a bibliotecária é a senhora que trabalhava na biblioteca da escola de infância de Nora e que era sua amiga e confidente. Ela está na "Midnight Library". Este é um local como se fosse o limbo, entre a vida e a morte. Aqui ela fica a saber que cada livro presente nessa biblioteca são possíveis vidas que ela poderia ter tido se tivesse tomado uma outra decisão durante a sua vida, e são centenas e centenas de livros! 

Para além destes livros, há um livro especial, o livro dos arrependimentos. Neste livro encontram-se todos os arrependimentos que ela tem na vida, desde coisas pequenas, como não ter aceitado tomar café, com um amigo médico como coisas mais importantes, como ter desistido da natação e de ser competidora olímpica. Fica a saber então que tem a oportunidade de viver essas vidas. Como seria a sua vida se nunca tivesse desistido da natação? Como seria a sua vida se tivesse seguido um curso para ser investigadora de glaciares? Como seria se tivesse continuado na banda com o irmão e fosse agora uma estrela rock conhecida mundialmente? Tudo isto é possível de viver por causa da "The Midnight Library". Assim que decidi-se que aquela não era a vida que ela desejava viver, regressava automaticamente à biblioteca.

“If you aim to be something you are not, you will always fail. Aim to be you. Aim to look and act and think like you. Aim to be the truest version of you. Embrace that you-ness. Endorse it. Love it. Work hard at it. And don't give a second thought when people mock it or ridicule it. Most gossip is envy in disguise.”

Ela vai vivendo centenas de vidas diferentes e nós vamos acompanhando essa viagem incrível! Claro que Nora acaba por ter uma lição, que acaba por ser também para nós, sobre o arrependimento, sobre lutar pelos seus próprios sonhos e não pelos sonhos que os outros têm para ela.

Gostei muito do livro. Como já disse, gostei que tratasse de um assunto tão sério como a saúde mental, principalmente numa altura em que tanto se fala da mesma. Gostei da forma leve como o assunto foi tratado apesar de não ser um assunto nada leve. E recomendo completamente este livro porque é uma lição de autoconhecimento!

Conhecem este livro? Já leram ou já ouviram falar sobre ele? 

2 comentários

Comentar post