Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Breathe.

Just Breathe.

Qua | 30.12.20

"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen

jules emerson.

Primeiro que tudo, espero que tenham tido um feliz Natal, apesar de todas as diferenças! E aproveito já para vos desejar um feliz 2021, que seja muito melhor do que 2020 e que nos faça esquecer este ano! 

(Retirado de Amazon)

Há uns dias terminei este livro. "Orgulho e Preconceito", um livro considerado um clássico da literatura inglesa e que já andava para o ler há uns anos. 

Jane Austen conta-nos a história de amor de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. Começamos por conhecer a família Bennet que é constituída pelo pai e mãe da Elizabeth, Mr. Mrs. Bennet, e as suas 4 irmãs, Jane, Mary, Kitty e Lydia, no ínicio do século XIX.

Este livro acaba por retrarar bem a sociedade burguesa desta época com relações movidas pelo amor e outras pelo dinheiro e pela ganância. Vemos como o papel da mulher durante esta época na Inglaterra era unicamente ser mãe e esposa e, em caso de morte do homem da família e não havendo um filho varão, o património e a fortuna passa todo para o homem mais próximo da família.

Elizabeth é a segunda filha mais velha da família e tem cerca de 20 anos. É uma jovem de personalidade forte e orgulhosa e a mãe, ao ver como ela se comporta com as suas opiniões e atitudes, pensa que a filha se trata de um caso perdido e que nunca vai casar. 

Quando Mr. Bingley e Mr. Darcy chegam à região da família Bennet, Mrs. Bennet vê uma oportunidade para resolver os problemas da família com estes dois jovens solteiros. 

Mr. Darcy acaba por ficar logo apaixonada por Elizabeth, no entanto inicialmente recusa-se a assumir isto uma vez que esta provêm de uma origem humilde e de uma classe social mais pobre. Inicialmente, Elizabeth não fica encantada com Mr. Darcy e acha-o um jovem arrogante. Aqui vemos o orgulho e o preconceito.  

O preconceito surge também na personagem da irmã de Mr. Bingley, Caroline Bingley, que ao ver o irmão a ficar apaixonado por Jane, a irmã mais velha de Elizabeth, tenta separa-los devido à sua diferença de classe social. 

Não vos quero contar muito mais, só que gostei bastante deste livro e fiquei feliz por finalmente o ter lido, já que é realmente um clássico e um romance de época que retrata bem a Inglaterra do século XIX. Achei que havia momentos do livro mais chatos e onde não acontecia nada por muitas páginas mas no geral gostei muito e recomendo! Uma coisa que gostei deste livro, da Editora Guerra & Paz, é que, para além do romance, este inclui uma nota introdutória com explicações sobre a época e a autora, uma lista de personagens, uma explicação sobre os temas principais do livro (Amor, Orgulho, Preconceito, etc.), um esquema com as relações entre as personagens e ainda considerações de T. S. Eliot, Norman Mailer e Ernest Hemingway. 

E este foi o meu 20º livro deste ano! Se há algo que me deixa feliz neste ano é mesmo a quantidade de livros que li, tendo em consideração que tinha como objetivo ler 8! Agora estou a ler Finding Love at the Christmas Market!

Feliz ano 2021 e tenham umas boas entradas!!

2 comentários

Comentar post