"Foi sem querer que te quis" de Raúl Minh'Alma
(Retirado do Goodreads)
Venho, finalmente, falar-vos do último livro que li, o "Foi sem querer que te quis" do Raúl Minh'Alma. Foi o primeiro livro que li deste autor português do qual já tinha ouvido falar maravilhas. Agora, depois de ter lido este livro dele, compreendo o porquê de todos os elogios! Como já vos tinha dito aqui, este livro está repleto de frases e mesmo parágrafos inteiros incríveis e que nos fazem realmente pensar na vida e na forma como devemos olhar para as coisas.
Na primeira pessoa, Beatriz conta-nos a sua vida e como aprende a amar-se e a amar os outros, bem como a "receita para ser feliz no amor".
Depois de muitas relações falhadas, Beatriz, bastante desanimada, vai para o lar onde trabalha como terapeuta ocupacional. Acaba por conversar com Nicolau, um dos utentes do lar, sobre o porquê de estar desanimada e pede-lhe a tal "receita para ser feliz no amor". Acaba, assim, por conhecer Leonardo, neto de Nicolau, um jovem rico, mal-educado, mimado e, aparentemente, com um "coração frio".
Nicolau promete dar a Beatriz a tal receita se ela o ajudar a tornar Leonardo uma pessoa melhor e a fazer as pazes com o passado. Dias depois, o avô do rapaz acaba por falecer e deixa a "receita" escrita num envelope para Beatriz e esta última aceita continuar a ajudar Leonardo e, uma vez que era um desejo do avô, Leonardo prometeu não se opor.
Claro que, como podem imaginar, não começou por ser uma tarefa fácil para Beatriz mas acabam por se ir aproximando até perceberem que talvez haja mais alguma coisa entre eles. Será que Beatriz vai acabar por aprender qual a receita para o amor e será que vai conseguir mudar Leonardo?
"Aquilo que nos diferencia uns dos outros é a capacidade de cada um aprender, perceber, aceitar e evoluir. E só há uma direção para a qual podemos evoluir, que é na direção do amor."
Como já vos disse, gostei muito do livro, da forma como o Raúl o escreveu e como ele conseguiu escrever na pele de uma mulher de uma forma tão bem construída e com todas as emoções que a personagem está a sentir. Esta história é realmente bonita, inspiradora e emocionante. Fez-me refletir e até chorei bastante no final, principalmente porque não estava à espera daquele final.
Já alguma vez leram algo deste autor? Ficaram curiosos para ler este?
Agora vou finalmente ler um clássico, "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen!